quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Como Separar Clara da Gema | Dicas e Truques #5

"...Separe a clara da gema" ai, que preguiça! Você também é dessas pessoas que não gostam de separar clara da gema por achar nojento, por ter preguiça ou, até mesmo, por nunca conseguir?! Então esse post é pra você! :)


Antes de tudo, o ideal é você abrir o ovo em um copo/tigela, pois se a gema estourar, você não perde sua receita toda, ok? Então vamos aos 5 truques de como separar clara da gema, da forma mais fácil até a difícil - não necessariamente nessa ordem...

1º truque - Quanto mais fresco, melhor
A membrana que envolve a gema é mais firme quando o ovo está fresco, ou seja, se o ovo ta velho/passado a membrana é fraca e sua gema pode até estourar quando você tentar separá-la da clara. Inclusive, fiz um post aqui no blog explicando como saber se o ovo está fresco. Para ver, é só clicar aqui.


2º truque - Usando utensílios
Hoje em dia, existem vários utensílios para quem tem nojinho que ajudam a separar a clara da gema, como este, que é o mais básico de todos...


Ou esse, que é muito mais nojento legal...

Ou esse, da marca YOLKR, que é o mais caro...

3º truque - Usando as cascas
Basta abrir o ovo e ficar jogando, com cuidado, a gema de uma casca para a outra.

4º truque - Usando as mãos
Se você não tiver nojo, é só fazer o mesmo esqueminha das cascas. Com cuidado, de uma mão para a outra, deixando a clara cair através dos seus dedos...


5º truque - Usando uma garrafinha pet
Funciona da mesma forma que o separador da YOLKR, só que é muito mais barato. Vale lembrar que tem que ser jogo rápido e a boca da garrafa não pode estar ralada áspera, senão a gema estoura.

Eu já testei todas as dicas acima e TODAS funcionam (!), mas a que eu mais gosto é a boa e velha mão! Mais rápido, mais fácil e nem fica com cheiro de ovo, ta?!

Espero que tenham gostado, abraços! :)

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Purê de Cenoura

Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça....

Nenhum outro trecho resume tão bem esse purê de cenoura. Tem uma cor linda, com uma simples folha de cheiro verde já fica com apresentação bonita, é boa pra galera fitness e ainda é uma forma das crianças comerem sem saber o que estão comendo.

Purê de cenoura

Separe agora menos de 20 minutos na cozinha para fazer essa receita! :)

Nível de dificuldade: Fácil

O que vai precisar:
02 cenouras pequenas
01 colher (sopa) de manteiga
01 colher (sopa) de queijo ralado
Sal
Alecrim (opcional)

Adaptando: 02 cenouras pequena = 01 média = 01 cenoura grande com os demais ingredientes na quantidade dobrada.

Como fazer:
Primeiramente, lave bem a cenoura, depois corte as duas pontas (uma rodelinha no começo e outra no final) e jogue fora. Corte a cenoura em rodelas finas e coloque para cozinhar com um pouco de sal por cerca de 10 minutos. Se sua cenoura não estiver com a casca machucada, não precisa descascar, pois a casca também é riquíssima em nutrientes, ok? Agora é só fazer a parte mais difícil bater no processador com a manteiga, o queijo e o alecrim.
Cenoura, queijo parmesão ralado, alecrim seco e manteiga

Até ficar lindo assim:

Purê de cenoura

Também pode-se usar outros tipos de temperos, como pimenta do reino, salsinha, cebolinha, etc. Vai do gosto do freguês.

Ah, vocês sabem que eu to sempre dando conselhos por aqui, né?! Então lá vai mais um: Se você não é muito chegado em cenoura, nem tente comer, porque fica com o gosto enjoativo daquele meiozinho "azedo".

Gostaram? Querem mais receitas rápidas e fáceis como essa? Deixe sua sugestão aqui no comentário! ;) 

Abraços!