segunda-feira, 7 de julho de 2014

Bolo de Limão Com Calda

Outro dia estava pensando em comer um bolo de limão com aquela casquinha de açúcar durinha em cima. Só que fiquei com medo de fazer uma receita "estranha" (que nunca fiz) e ficar ruim, ou então adicionar suco de limão demais na massa. Então, resolvi, digamos, inovar: Peguei minha massa base de bolo e adicionei raspinhas de limão. Sendo assim, obtive o limão com um gostinho beeem suave no bolo. Você nota que o bolo é de limão, mas pra quem tem alguma sensibilidade (de estômago, acidez, etc) é uma ótima receita. Ficou lindão assim:
Bolo de limão com calda

Nível de dificuldade: Médio (porque bater clara em neves não é pra qualquer um - espremer limão também não).

O que vai precisar:
200g (ou 04 colheres de sopa) de manteiga
03 ovos (separe as gemas das claras)
02 xícaras de açúcar
02 xícaras de farinha de trigo
01 xícara de amido de milho
01 xícara de leite
01 colher (sopa) de fermento
Raspas de 02 limões

Cobertura: 
Suco de dois limões
Entre 15 e 20 colheres (sopa) de açúcar

Como fazer:
Misture em uma tigela/bacia o açúcar e a manteiga até obter uma massa homogênea.

Junte as gemas e misture novamente.

Adicione a farinha de trigo e o amido de milho e mexa um pouco.

Junte o leite e misture até ficar uma massa cremosa.

Bata as claras em neve, junte na massa e jogue o fermento por cima...

... misturando até obter uma massa "lisinha". Pra tirar as bolinhas de farinha que ficaram, é só esmagar com a colher de pau. Adicione as raspas de limão e misture. 

Nesse momento você liga o forno para pré aquecer. Enquanto isso, unte a forma ou o tabuleiro com manteiga e farinha de trigo e despeje a massa. Alise a superfície e leve ao forno alto de 30 a 40 minutos, dependendo do forno.
Bolo de limão cru

Depois de 25 minutos, começo a olhar o bolo pra ver se já está coradinho em cima. Quando acho que está bom, enfio uma faca sem serras no meio - que é onde demora mais a assar. Se sair limpinha, ta pronto. Se ainda tiver algum resquício de bolo, ainda precisa ficar mais alguns minutinhos. O bolo ficou assim:
Bolo de limão

Sinceramente, acho que deixei o bolo dourar muito. Porque agora você vai furar em alguns lugares com o garfo, despejar a calda e voltar ao forno (baixo ou desligado, de acordo com sua preferência de casquinha durinha rs). Deixei por volta de uns 3 minutos com o fogo médio idiota, imagina e QUASE queimei o bolo. Foi por muito pouco MESMO. Um limão só foi pouco, então precisei fazer mais uma "dosagem" de cobertura. No primeiro limão, usei 10 colheres de açúcar, já no segundo só precisei usar 08. a calda não fica nem muito dura, nem muito mole, ok? :)

Como falei no início do post, essa massa é básica. Você pode retirar o limão e adicionar chocolate ou corante pra fazer diferente. Ou até mesmo fazer um bolo mármore, como ensinei nesse post, junto com a dica para desenformar, no blog Red Lips.

Espero que tenham gostado! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quando a panela de pressão começar a chiar, você já sabe o que fazer. Shhhhhhh