segunda-feira, 5 de maio de 2014

Receitas Frustradas #1 - Cobertura de Framboesa

A partir de hoje inicio a nova hashtag desse blog: #ReceitasFrustradas. São, simplesmente, as receitas que EU fiz e deram ERRADO. Ou seja: ou fiz besteira, ou não aconselho.

Vamos para o início então: Tinha uma revista da Palmirinha (sim!) aqui e escolhi, entre 30 coberturas, fazer essa que venho mostrar hoje. É uma cobertura de framboesa para cupcake. Como era a primeira vez que estava fazendo - e era um teste para o meu aniversário - usei gelatina de framboesa, que era a que eu tinha em casa, mas a receita pedia gelatina de maracujá (ou de morango, em uma outra página).

O que vai precisar:
02 claras
02 xícaras de açúcar
01 xícara de água
02 colheres (sopa) de gelatina de framboesa

Como NÃO fazer:
Enquanto bate as claras em neve, junte o açúcar, a água e a gelatina em uma panela, mexendo sempre, até levantar fervura e o açúcar dissolver. Desligue o fogo e, imediatamente, adicione este líquido por fio as claras, batendo na velocidade máxima por 10 minutos ou até dar ponto de suspiro.

Na revista diz que pode usar na hora, mas não pode não. Não sei se é pela minha batedeira, que é doméstica, ou se precisa gelar antes. Simplesmente não dava pra usar. Muito mole, não ficava nenhum desenho, até mesmo uma "linha" feita com bico de confeitar derretia. Levei a geladeira por 3 horas mais ou menos, fiz um bolo branco e TENTEI usar a cobertura.

O drama:
Quando tirei a cobertura da geladeira estava bem durinha, linda, brilhosa, maravilhosa...

#sóquenão Acontece que, justamente por estar assim, não dava para ser usada. Era tão dura, que não saía no bico de confeitar. Parecia marshmallow, não tinha nada de cobertura ali. Daí eu fui, bati um pouco na mão, bati com a batedeira e amoleci... pra nada! Cobri metade do bolo, de teimosia mesmo. O resto, joguei fora (NO DIA SEGUINTE!) pelo simples fato de que não daria para aproveitar pra mais nada. No final das contas, o que era pra ser uma receita bonitinha "assinada" pela Palmirinha Onofre, virou uma uma hashtag e um post de desabafo.

Abraços de uma confeiteira frustrada que não quer fazer outro post desse tão cedo :(

4 comentários:

  1. hahah Que zebra! Por isso que eu não faço nada de confeitaria, tudo é tenso e cheio de pulos do gato!
    Vou perguntar ao meu sub chef que é confeiteiro, o que rolou de errado na sua receita! bjos

    ResponderExcluir
  2. É verdade... Tinha que ter o pulo do gato na receita também =P esse povo é cheio de truque e esquece de quem faz pela primeira vez :(

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente acontece. Mas bola pra frente... Recuar, resistir, avançar! E vamo que vamo.

    ResponderExcluir

Quando a panela de pressão começar a chiar, você já sabe o que fazer. Shhhhhhh